Saiba mais sobre a extração da gipsita.
Sempre falamos sobre instalação, manutenção, entre outras aplicações com o gesso. Porém, para que tudo isso aconteça, a matéria prima tem que ser extraída de algum lugar e é sobre isso que iremos falar.
Da mesma forma que grande parte do vidro vem de uma matéria prima retirada da natureza, a areia, o gesso é feito a partir da extração de um minério chamado: gipsita.
O sertão de pernambuco abriga o maior polo gesseiro do Brasil, além disso, 40% da reserva mundial de gipsita se encontra entre as cidades de: Trindade, Ouricuri, Ipubi, Bodocó e Araripina.
Extração da Gipsita
Primeiramente acontece o processo de recapeamento do solo, onde é retirada uma grande quantidade de terra, até que seja encontrada a gipsita. A terra retirada não é descartada, ela é usada para fazer o fechamento das minas e o replantio da vegetação.
Logo depois são usadas bombas de detonação para que a gipsita possa ter pedaços menores onde irá facilitar na hora do transporte. Nesse momento também é feito a seleção das pedras de melhor ou menor qualidade.
Outras formas de utilizar a Gipsita.
A princípio, todos acham que a gipsita pode ser usada somente para a fabricação do gesso no qual conhecemos, mas no momento da extração ela passa por outros processos que serão utilizados em outros tipos de aplicação.
As pedras menores, são utilizadas para a fabricação de gesso cartonado, conhecido por nós como: Drywall. Por outro lado, as pedras podem ser trituradas até formarem o que conhecemos como cimento, e além disso, o pó restante de todo esse processo é usado para criar um tipo de adubo, chamado também de gesso agrícola.
Calcinação
Atualmente, existem vários métodos para que a calcinação da gipsita seja feita, mas hoje iremos falar da maneira mais utilizada pelas grandes fábricas.
Logo após a pedra ser triturada, ela é moída até formar um pó branco e jogado ao forno para que seja retirada todas as moléculas de água. Esse processo é chamado de calcinação, é nesse momento que o gesso rápido e o gesso lento serão criados.
Fabricação das placas de Gesso
Como havíamos falado anteriormente, há alguns formatos de placas de gesso para diferentes tipo de aplicações.
Assim como todo o processo de calcinação, a fabricação das placas de gesso pode ter diferentes métodos, mas em toda a produção o gesso e misturado com água.
Logo em seguida, ele é colocado em formas de diferentes formatos, para que possa acontecer o processo de secagem.
A AGL Drywall deixa você informado de todos os assuntos relacionados a gesso, por esse motivo, não deixe de compartilhar as nossas publicações, pois além de você nos ajudar, algum amigo pode está a procura de Drywall em Bh e você nem sabia.
Agora se você é o amigo que precisa de ajuda, clique abaixo e faça já a sua cotação!
Comentários recentes